domingo, 23 de março de 2014

Atividades p. 86 9º ano

Organizar o conhecimento
1.      Sem eu caderno elabore uma ficha com as seguintes informações sobre o período de 1871 a 1915
a.      Como ficou conhecido. Belle Époque
b.      Centro cultural da época. Paris, França
c.      Algumas inovações tecnológicas. O automóvel, o avião, o telegráfo, o telefone...
d.      Artistas inovadores. Edvard Munch
2.      Estabeleça relações entre o imperialismo e a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Entre os principais fatores da Primeira G
uerra Mundial estão os conflitos imperialistas. O Império Britânico, por exemplo, foi perdendo a supremacia econômica mundial para o rápido crescimento industrial do Império Alemão, o que acabou por originar uma intensa rivalidade anglo-gremânica. Entre a frança e a Alemanha havia uma acirrada disputa pela região da Alsácia-Lorena, que se tornou território alemão depois da derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana, em 1870. Além disso, as competições entre França e Grã-Bretanha e Alemanha por colônias na África também geraram fortes tensões e rivalidades entre os três países.
3.      Explique qual foi o papel dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial e os resultados do conflito para o país e para a Europa.

No início do conflito, os EUA se mantiveram neutros, fornecendo dinheiro, armas e artigos manufaturados aos países da Entende. Porém, em abril de 1917, ataques de submarinos alemães aos navios norte-americanos serviram de pretexto para que os EUA entrassem na guerra, combatendo ao lado da França e Grã Bretanha. Como tinham forte poder bélico, os EUA contribuíram para quebrar o equilíbrio de forças entre os dois blocos em conflito, garantindo a vitória dos Aliados em 1918. Ao fim do conflito, os EUA tornaram-se credores de muitos países europeus endividados, tornando-se a maior potência mundial. Em 1919 realizou-se a Conferência de Paris, que contou somente com a participação dos EUA, Grã-Bretanha e França, os vencedores da guerra, estabelecendo diversos princípios que os beneficiavam. A Alemanha foi o país que mais sofreu com a derrota da guerra, sendo obrigada a devolver as terras da Alsácia-Lorena para a França, pagar uma pesada indenização aos Aliados e ceder seus territórios coloniais, conforme os termos disposto nos Tratado de Versalhes.

6 comentários:

  1. posta os numeros 4, 5 e 6

    ResponderExcluir
  2. Por favor poste tmb a resposta dos demais exercicios da página isso ira nos ajudar muito

    ResponderExcluir
  3. pfvr coloque as respostas das perguntas 1 2 3 da pagina 75 do livro projeto arariba de historia do 9 ano preciso urgente

    ResponderExcluir