domingo, 23 de março de 2014

Estudar & Organizar – p. 19 – 9º B

Crie uma linha do tempo destacando os principais acordos e alianças realizados antes e durante a Primeira Guerra Mundial.
·        1882: Tríplice Aliança (Alemanha, Império-Austro-Húngaro e Itália)
·        1907: Tríplice Entende (Rússia, frança e Inglaterra)
·        Após 1914: Japão e Romênia aliaram-se a Tríplice Entende, enquanto o Império Turco-Otomano se alia a Tríplice Aliança.
·        1915: O governo da Itália rompe dom a Tríplice Aliança e se une a Entende.
·        1918: Acordo de Paz entre Rússia e Alemanha, Rússia sai da Guerra.
·        1919: Tratado de Paz de Versalhes

  1. Escreva um pequeno texto sobre a causa imediata da guerra, procurando responder à seguinte pergunta: Essa causa imediata dói de fato determinante para o começo da guerra, ou o foi apenas um pretexto para algo que vinha se anunciando havia muito tempo na Europa? Explique sua resposta.

A Primeira Guerra Mundial teve diversas causas (corrida armamentista, disputas coloniais, tratados político-militares, disputas por território na Europa, etc.). Entretanto, o estopim da Guerra, em 1914, é atribuído ao assassinato do arqueduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro por um nacionalista sérvio. O atentado teve forte repercussão na Europa e agitou as nações que, desde o final do século XIX viviam em forte clima de tensão dados os interesses conflitantes (disputas de território coloniais, por exemplo) e a ameaça que umas representavam às outras (devido ao forte investimento em armamento). Assim, apesar da importância do fato em si, o assassinato foi um pretexto, ou a gota d’água, para o início do primeiro grande conflito internacional do século XX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário