domingo, 23 de março de 2014

Janelas da História- 9º B- AP


Retome os dois mapas da divisão política da Europa no início do século XX. Cada mapa representa um momento distinto da organização territorial do continente e das fronteiras entre as nações.



  1. Com base na observação e comparação dos dois mapas, tente definir a região que mais sofreu alterações como resultado da Primeira Guerra Mundial. Para isso, observe as fronteiras políticas entre os Estados. Houve várias alterações, como o surgimewnto de novos países na região da Rússia ( Finlândia, Estônia, Letônia, e Lituania) e na território do Império Austro-Húngaro ( Polônia, Tchecoslovaquia, Iuguslávia) e o desmembramento do Império Austro-Húngaro em Áustria e Hungria. A Rússia se transformou em União das repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS.
  2. Apenas observando esses mapas, podemos ainda identificar as nações perdedoras/ justifique sua resposta extraindo exemplos dos mapas. Sim. A Alemanha perdeu territórios ao norte com a criação do “Corredor Polonês, O império Austro-Húgaro desapareceu. A Rússia perdeu territórios pois se retirou da guerra antes do fim.
  3. Escreva um texto que sintetiza o conflito da Primeira Guerra Mundial com base nas informações que você pode extrair dos mapas.

Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário