domingo, 6 de abril de 2014

Atividades p. 40 6º ano - Padre Inácio

Organize o conhecimento
1.       Observe novamente o mapa “as primeiras cidades” na página 38, e responda às questões.
a.       Em quais continentes surgiram as primeiras cidades? As primeiras cidades surgiram na Ásia e na África
b.      Qual o elemento geográfico comum às primeiras cidades? Quase todas as cidades foram erguidas nas proximidades de rios
c.       Qual recurso natural mais interferiu na formação das primeiras cidades? Justifique. O elemento fluvial. Os rios tiveram um importante papel no surgimento das primeiras cidades. Embora as atividades econômicas do meio urbano estejam mais próximas do comércio e do artesanato, as primeiras cidades eram dependentes da agricultura, que continuou mantendo seu valor fundamental para aquelas sociedades

2.       Copie o quadro e complete-o com as informações sobre a Idade dos Metais

Quando começou a ser extraído
Principais uso

Características
Cobre
6 mil a.C
Estatuetas e enfeites
Maleável
Bronze
4 mil a. C
Armas e ferramentas
Resistente
Ferro
1500 a. C
Armas e ferramentas
Resistente e duradouro

Aplicar
3. Analise o texto seguindo o roteiro.
As mudanças do período Neolítico
A próspera produção agrícola tornou possível a criação de animais em comunidades. O excesso de alimentos permitiu que se desenvolvessem habilidades especializadas, e o florescimento de um comércio de matérias-prima, tais como o cobre, estimulou a evolução da autoridade e do poder centralizado – assim como a guerra. talvez a inovação de maior alcance tenha sido o ofício da escrita.”
BRETSCHNEIDER, Joachim. Nabada: Vida e morte.
Scientific Américam Brasil,
Edição especial Arqueologia, n. 10, 2005. P. 74

a.     Quais mudanças do período Neolítico são citadas no texto? O desenvolvimento da agricultura, a produção de excedentes, a divisão do trabalho, a criação de animais, o nascimento do comércio e a formação de um poder político centralizado
b.     Cite duas habilidades artesanais que foram proporcionadas pelo excesso de alimentos. O desenvolvimetno da metalurgia e da produção de instrumentos agrícolas, entre outras possibilidades
c.      Em que sentido o comércio de metais relacionava-se com a guerra? As armas desse período eram feitas de bronze, uma mistura de cobre e estanho. A fabricação de armas mais eficientes favoreceu os conflitos militares entre os povos.
d.     Qual mudança o período Neolítico possibilitou que as demais mudanças ocorressem? Justifique sua resposta. A Revolução Agrícola. Todas as outras mudanças (criação de animais, desenvolvimento de habilidades artesanais e administrativas favorecimento do comércio etc.) foram decorrentes daquela transformação.
e.     Você concorda que o ofício da escrita foi a inovação de maior alcance? Justifique. Embora o texto não explique a afirmação, é possível tirar algumas conclusões com base no papel que a escrita tem nos dias de hoje. O conhecimento da escrita permeia todas as esferas da nossa sociedade: arte, ciência, política, a saúde a educação a indústria o comércio, a comunicação e assim por diante. Ainda que nem todas as pessoas do mundo moderno tenham a escrita como ofício principal, como ocorria com os antigos escribas, ela é uma ferramenta de trabalho e de comunicação essencial, um elemento que integra, impulsiona, atua na produção de riquezas, na transformação de conhecimento e valores, nas atividades de labor, deleite e descanso.

4. Explique com sua palavras o que você entendeu dos seguintes conceitos.
a. Excedente agrícola: produtos agrícola que ultrapassa aquela que é  necessária para o consumo da comunidade.
b. Divisão do trabalho: no caso das sociedades neolíticas, processo de especialização do trabalho, em que cada grupo social realiza um tipo de atividade.

c. Centralização política.: processo ocorrido nas comunidades neolíticas caracterizado pelo surgimento de um grupo dirigente, detentor de autoridade sobre os demais membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário