domingo, 21 de setembro de 2014

Um problema p. 177 – 9º ano

O movimento revolucionário que conduziu o líder Fidel Castro ao poder divide opiniões. Conheça agora a visão deste pesquisador
               “Não foram os comunistas que promoveram a Revolução Cubana, no contexto da Guerra Fria. Ainda que alguns de seus líderes, como Ernesto Che Guevara e o próprio Fidel Castro, em pequena medida, acolhessem ideias marxistas, eles não pertenciam a nenhum partido comunista e não era inevitável que a Revolução Cubana se desenvolvesse a tal ponto de identificar-se com a doutrina comunista e instituísse a asua forma de governo. Com razão, o historiador Thomas Skidmore [...] apontou Cuba como um ‘estudo clássico do fenômeno nacionalista’, acrescentando que o povo podia ver o caráter autoritário do regime, mas ‘o real apelo do regime de Castro era o nacionalismo’.
               Com efeito, a revolução Cubana foi autóctone, teve um caráter nacional e democrático, e a implantação de um regime segundo o modelo dos países do Leste Europeu resultou de uma contingência histórica, não de uma política empreendida pela União Soviética, mas, sim empreendida pelos Estados Unidos que, sem respeitar os princípios da soberania nacional e autoderteminação dos povos , não aceitaram os atos da revolução, como a reforma agrária, e transformaram  contradições de interesses nacionais em um problema do conflito leste-oeste.”
BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Fidel castro, a Revolução Cubana
Livro Projeto Arariba 3º Ed. P. 177
Questões
1.      Qual é a visão desse autor sobre o caráter da Revolução Cubana? Segundo Moniz Bandeira, a Revolução Cubana na era originalmente comunista. Ela não foi dirigida pelo partido Comunista e não seguia uma carta programática de orientação marxista. O movimento era essencial nacionalista e democrático, direcionado para a realização de tarefas que historicamente tinham sido levantadas como bandeiras de revoluções liberais. Era o caso da reforma agrária e da independência nacional.

2.      Por que, segundo o autor, Cuba acabou se alinhando com o regime soviético?  Cuba acabou sendo conduzida para o socialismo não pelo programa comunista dos revolucionários, mas pelas condições históricas. A política de intervenção norte americana, concretizada na tentativa fracassada de invasão da Baía dos Porcos, em abril de 1961, teria forçado o governo cubano a alinhar-se ao bloco soviético. A pequena ilha, isolada no continente americano, teria buscado na alianças com a União Soviética a ajuda necessária para salvar a revolução e garantir a independência nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário